COMO COMEÇOU A IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA EM CURITIBA
O primeiro crente promessista em Curitiba, foi o então jovem e hoje de saudosa memória, João Maria Pedroso da Silva, oriundo da cidade de Maringá, onde houvera aceitado a Cristo e batizado nas águas, professando a doutrina que pregamos.
UM ENCONTRO QUE FICOU NA HISTÓRIA
João Leme (como era conhecido João Maria Pedroso da Silva) estando aqui guardava o Santo Sábado do Senhor e distribuía literaturas nas praças, todavia, como não havia nenhuma congregação dos Adventistas da Promessa em Curitiba aos sábados ele ia assistir os cultos na Igreja Adventista do 7º Dia, na rua Ermelino de Leão, 170.
Certo Sábado, Deus programou um significativo encontro. O pastor Junílio da Silveira – de saudosa memória – que havia ido à cidade de Caçador, em Santa Catarina, fazer contatos missionários, regressava para São Paulo. Passando por Curitiba, como era Sábado e cremos também que por providência divina, o pastor Junílio foi adorar a Deus na Igreja Adventista do Sétimo Dia, no endereço acima referido.
Com a perspicácia de um missionário, o pastor Junílio, entrou naquela igreja portando no bolso do paletó um exemplar de “O Restaurador”, uma de nossas revistas, o que chamou a atenção do jovem João Maria que lá estava. Na saída, o pastor Junílio foi procurado por João Maria, ao qual se identificou como pastor da Igreja Adventista da Promessa. Foi grande a alegria de ambos.
No mesmo dia saíram à procura de outras pessoas e localizaram dentre outros: Patrício Mamede com sua família, Maria Rosa de Castro e Leônidas de Araújo Maciel que se agregaram.
A 1ª CONGREGAÇÃO ADVENTISTA DA PROMESSA EM CURITIBA
Pouco tempo depois, exatamente no dia 30 de outubro de 1955, o pastor Eugênio Corrêa Teixeira e o Missionário José Cândido de Oliveira, organizaram a nossa 1ª Congregação na cidade de Curitiba, localizada na rua Euclides Bandeira, s/n, no bairro Taboão, ficando assim constituída: Diretor: Irmão Patrício Mamede; Superintendente da Escola Bíblica: Irmão João Maria Pedroso da Silva; Secretária da Escola Bíblica: Irmã Neuza Mamede; Tesoureira irmã Maria Rosa de Castro e Professores Irmão Patrício Mamede e Missionário José Cândido de Oliveira. Depois, nos transferimos para a rua 13 de maio, 170.
Muitos outros irmãos foram chegando e fortalecendo o grupo. No dia 10 de maio de 1956, chegou a Curitiba o jovem Izaías Felix de Oliveira, hoje Presbítero; Em agosto do mesmo ano chegavam a Irmã Marta Kateivas de Oliveira e seus filhos Jeremias Felix de Oliveira e Gersonita de Oliveira, esta, hoje diaconisa e logo em seguida o irmão Augusto Felix de Oliveira, todos procedentes do norte do Paraná.
Em 1957 chegaram outras famílias: Pedro Rosalino Nogueira; José Pedro Sobrinho e Aparecida Silva Benedito.
O 1º BATISMO NAS ÁGUAS DA IAP EM CURITIBA
O 1º Batismo nas águas, ocorreu no mês de julho de 1957, tendo como ministro oficiante o pastor Manoel Corrêa Teixeira e as pessoas batizadas foram: José Assunção, Virginia Assunção, Leopoldino Joaquim de Lima, Olinda de Lima, Antonio Taborda de Souza e Izaías Felix de Oliveira, hoje presbítero na igreja no Prado Velho. Vale ressaltar que a irmã Olinda de Lima no exato momento do batismo nas águas recebeu também o batismo no Espírito Santo.
Faltaria tempo para narrar tantas coisas que aconteceram nestes anos de Igreja Adventista da Promessa em Curitiba, estendendo-se pela região Metropolitana.